O governo federal vai leiloar, nesta quarta-feira (7), os aeroportos de Manaus, Tabatinga e Tefé (AM). De 2015 a 2019, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes teve superávit de quase R$ 300 milhões, segundo a Infraero. A ideia é entregar a gestão do terminal e esse lucro à iniciativa privada, por 30 anos.
O deputado federal José Ricardo (PT) lembra que, recentemente, o Aeroporto Eduardo Gomes recebeu reformas, entre elas uma de R$ 400 milhões para a Copa do Mundo de 2014 e outra na pista, de R$ 27 milhões, em 2018.
Tocador de áudioO deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) diz não ser contra as privatizações, mas defende que os aeroportos do interior também sejam assumidos pelas empresas, ao invés de serem entregues às prefeituras.
Tocador de áudioO vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, considera que a privatização pode diminuir a burocracia para empresários.
Tocador de áudioO cientista político Helso Ribeiro afirma que as privatizações não são decididas por questões meramente econômicas, mas políticas.
Tocador de áudioSegundo Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), o Bloco Norte de privatizações, que além dos três aeroportos no Amazonas inclui os de Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), e Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC), deve render R$ 3,6 bilhões ao governo federal ao longo dos 30 anos e R$ 1,478 bilhão em investimentos em melhorias. O valor mínimo da outorga para o Bloco Norte no leilão está definido em R$ 47,8 milhões, conforme o edital da Anac.
Balanço financeiro do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes de 2015 a 2019
Descrição 2015 2016 2017 2018 2019 Receitas Operacionais (R$) 140.091.775,06 128.632.660,91 180.891.691,15 231.470.377,41 212.272.870,83 Despesas Operacionais (R$) 113.510.147,38 126.638.357,20 117.622.177,15 122.376.384,40 117.116.527,27 Resultado Operacional Recorrente (R$) 26.581.627,68 1.994.303,71 63.269.514,00 109.093.993,01 95.156.343,56 Fonte: Infraero
Bruno Elander e Cintia Valadares / Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Infraero