Cadastro no Imuniza Manaus para pessoas de 18 a 59 com comorbidades inicia nesta quinta

Pessoas de 18 a 59 anos, com comorbidades, podem, a partir desta quinta-feira, 25, acessar o sistema Imuniza Manaus e realizar o cadastro prévio para a vacinação contra a Covid-19. Apesar do município ainda não ter recebido as doses necessárias para este grupo, foi determinada que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) antecipasse o planejamento da imunização deste segmento.

O cadastramento prévio, segundo a secretária municipal de saúde interina, Aline Rosa Martins, vai facilitar o processo de vacinação, quando a próxima etapa da campanha for aberta. “O sistema vai permitir que a secretaria contabilize a quantidade de pessoas, por tipos de comorbidade, e que faça o agendamento para os postos de vacinação de acordo com as doses disponíveis e com as prioridades de atendimento”. Aline destaca que o cadastro já vinha sendo utilizado para os idosos e que o sistema ganhou uma nova janela para o registro do novo grupo.

Para fazer o cadastro, o usuário deve acessar o Imuniza Manaus, pelo link https://imuniza.manaus.am.gov.br/, escolher o botão “Comorbidades” e preencher as informações solicitadas. Além dos dados pessoais (nome, data de nascimento, endereço e telefone), a pessoa deverá marcar as comorbidades que possui, dentre as 22 opções apresentadas pelo sistema.

A lista de comorbidades segue o padrão definido pelo Ministério da Saúde. Pessoas que estejam na faixa etária de 18 a 59 anos e que não tenham comorbidades podem realizar o cadastro no Imuniza como antecipação do registro para fases posteriores da campanha.

Comorbidades – Conforme o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, para atender o público com comorbidades, inicialmente a Semsa vai utilizar prioridades definidas em parceria com o Conselho Regional de Medicina (CRF-AM) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), a partir de critérios epidemiológicos.

Os três órgãos analisaram as estatísticas cruzadas de internação e óbitos de pacientes com Covid-19 na capital, e identificaram que as cardiopatias, o diabetes e a obesidade mórbida (IMC >40) deverão ser as condições prioritárias na próxima etapa de vacinação.

A definição de prioridades por critérios epidemiológicos é necessária pela indisponibilidade de vacinas para o atendimento de 100% do grupo com uma única remessa. A estimativa é de que existam aproximadamente 500 mil pessoas com comorbidades em Manaus.

“Vamos fechar a estratégia de atendimento gradativo, utilizando, além das prioridades, outros critérios como a faixa etária e o atendimento escalonado em ordem decrescente, a ser detalhado pela Divisão de Imunização, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da FVS e, quando necessário, as resoluções da CIB (Comissão Intergestores Bipartite)”, frisa Djalma.

Laudo médico ou outros documentos comprobatórios serão necessários para garantir o direito à vacina. As doenças elencadas pelo Ministério da Saúde para nortear a vacinação na nova etapa da campanha são:

Anemia falciforme

Arritmias Cardíacas

Cardiopatia hipertensiva

Cardiopatias Congênitas no adulto

Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar

Diabetes Mellitus

Doença Cerebrovascular

Doenças Cardiovasculares

Doença Renal Crônica

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas

Hipertensão Arterial estágio 3

Hipertensão Arterial Resistente (HAR)

Hipertensão Arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade

Insuficiência Cardíaca (IC)

Imunossuprimidos

Miocardiopatias e Pericardiopatias

Obesidade Mórbida

Pneumopatias crônicas graves

Próteses Valvares e Dispositivos Cardíacos Implantados

Síndromes Coronarianas

Síndrome de Down

Valvopatias

Fonte: Semsa

Foto: Agência Brasil