Papa Francisco destacou em sua mensagem o cuidado que o mundo deve ter com a água, para não desperdiça-la, negligenciá-la ou poluí-la, este é um erro” que ainda hoje se repete.
Mesmo diante de tantos recursos tecnológicos os países mais pobres sofrem com a escassez de água potável. Na encíclica Laudato Sí, o pontífice recorda que a água é um direito básico humano fundamental.
É preciso agir sem demora, observar os desperdícios domésticos, ás poluições a margem dos rios.
Na cidade de Manaus, nossos rios tem passado por um triste processo de contaminação devido à falta de cuidado da população e de uma legislação adequada para os rios da Amazônia.
Segundo o Doutor em hidro geoquímica e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Sergio Bringel, águas já estão sendo alteradas e a orla da Cidade de Manaus já se encontra toda contaminada.
O Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental – SARES, promoveu na manhã desta segunda feira, uma live em alusão ao Dia Mundial da Água. Entre os convidados esteve presente o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner. Em sua fala, o arcebispo afirmou que trazer presente a importância da água, é falar de esperança.
Na Sagrada Escritura a água é vista como passagem, aquilo que se abre para as bem aventuranças.
Ouça a matéria completa:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar
Imagem: Divulgação