Neste ano, as vistorias realizadas para coibir as aglomerações durante a pandemia de Covid-19 já flagraram 15 festas clandestinas no Amazonas. A maioria em Manaus.
De janeiro até a semana passada, mais de 580 pessoas que participavam desses tipos de evento foram levadas para a delegacia para responder pelos crimes de desobediência e infração a medidas sanitárias. Quem é pego, nesses casos, está sujeito a uma multa estipulada pelo Poder Judiciário, além de prestação de serviços comunitários.
Desde o início da pandemia, no ano passado, o governo vem publicando decretos com regras para evitar a proliferação da doença, com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde. Além dos cuidados com a higiene pessoal, evitar aglomeração e fazer isolamento social são medidas preventivas que devem ser seguidas. Por isso, as festas e o funcionamento de espaços públicos que possibilitem reunião de grande número de pessoas não podem ocorrer.
Do dia 5 de janeiro até o dia 7 de março deste ano, as ações localizaram 15 festas clandestinas no estado. Além de Manaus, foram encerradas festas nos municípios de Coari, Manacapuru e Iranduba. Ao todo, 550 adultos foram detidos e 31 adolescentes encaminhados para delegacias para assinatura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Da redação da Rádio Rio Mar
Fotos: Carlos Soares/SSP-AM