Até o final desta semana, o Amazonas vai ultrapassar meio milhão de doses recebidas de vacinas contra a Covid-19. A afirmação é do governador do Estado, Wilson Lima (PSC), que anunciou a chegada de 100 mil, a serem somadas às 458.924 já recebidas. Com isso, vai ser possível imunizar a todos os idosos a partir de 70 anos e não apenas aqueles com comorbidades, além de todos os profissionais de saúde das redes pública e privada.
Das vacinas recebidas pelo Amazonas até o momento, 326.920 são Coronavac e 132.500 da AstraZeneca. A Rádio Rio Mar perguntou qual é a procedência desse novo lote de 100 mil doses, citadas por Wilson Lima, mas a Fundação de Vigilância em Saúde informou que ainda não está definido se serão AstraZeneca ou Coronavac.
O governador também prometeu abrir, a partir de hoje, mais 350 leitos espalhados pelos hospitais da capital, sendo 100 de UTI e 250 de clínicos, além de oito salas vermelhas.
O secretário de saúde, Marcellus Campêlo disse que o Estado enfrenta falta de medicamentos para UTI e escassez de médicos intensivistas, que atuam em UTI’s. Ele apresentou como solução, uma cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para tentar comprar os insumos no mercado internacional, caso não seja possível comprar no Brasil, e também para contratar os profissionais necessários.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Diego Peres/Secom