A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) solicitou à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) que informe se já foi elaborado o Plano ou Programa de Imunização contra a Covid-19. A requisição foi feita na última sexta-feira e a pasta tem cinco dias para responder.
Caso o plano já tenha sido elaborado, a Defensoria questiona sobre os critérios usados para a seleção dos grupos prioritários, previsão do início da vacinação, e a existência de planejamento para atenção aos indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Além de pedir acesso ao documento.
O ofício direcionado ao secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, é assinado pelos defensores públicos Arlindo Gonçalves, coordenador do Núcleo de Defesa da Saúde e Rafael Barbosa, responsável pela Defensoria Especializada em Atendimentos de Interesse Coletivo.
O órgão também pergunta para a pasta, se o plano ainda não tiver sido elaborado, quais medidas estão sendo tomadas para que a população tenha acesso à vacina.
Os defensores questionaram ainda se o Estado possui parcerias para o compartilhamento de tecnologias, realização de pesquisas ou desenvolvimento de capacidade de produção local de vacinas.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação