Servidores da Saúde que atuaram no combate à Covid-19 são homenageados em Manaus

A cerimônia ocorreu, na noite dessa sexta-feira, no Teatro Amazonas, reunindo representantes dos homenageados que morreram na pandemia, mas que deixaram um legado pela sua dedicação ao Sistema Único de Saúde (SUS). O evento também agraciou outros oito nomes de chefes de Estado pertencentes às áreas de saúde e segurança.

Representando o governador Wilson Lima, Grão Mestre da Ordem do Mérito, o chefe da Casa Civil, Flávio Antony, conduziu a cerimônia com o restante dos integrantes do Conselho da Ordem.

Elmira Prestes, filha de Raimundo Prestes, de 61 anos, conta que perdeu o pai em agosto deste ano. Raimundo era artífice na unidade hospitalar do município de Silves e chegou a ficar internado em Manaus quando o quadro da doença se agravou. Elmira agradeceu a iniciativa em reconhecer os profissionais que perderam a vida lutando pela saúde.

“Eu até agora não me recuperei de ter perdido ele, porque depois da separação, eu fui a única filha que ficou ao lado. A importância dessa medalha para o meu pai é um reconhecimento pelo serviço que ele prestou para o Estado, trabalhando na área da saúde, nos serviços gerais do hospital”.

Outra homenageada foi a diretora administrativa do SPA do São Raimundo, Ana Valéria Matos. O irmão, Adson Matos, lembra que a irmã era servidora pública da Secretaria de Estado de Saúde desde 1985 e sempre dedicou a vida pela saúde de outras pessoas. Segundo ele, os homenageados são “grandes guerreiros”.


Além dos servidores Raimundo Prestes e Ana Valéria Matos, receberam medalhas da Ordem do Mérito os parentes do médico Eduardo Alves e do enfermeiro Manoel Silva, vítimas da Covid-19. Todos receberam a honraria no grau de Cavaleiros, definida pelo Conselho da Ordem.

No grau de Comendador foi reconhecido o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo; o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates; a delegada-geral da Polícia Civil, Emilia Ferraz; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton do Norte; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Danízio Neto; o subcomandante-geral para ações de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco Filho; e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Pinto.

Da redação da Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Secom