Todos os moradores das nove comunidades do Rio Unini, em Barcelos (distante 399 quilômetros a noroeste de Manaus) vão ser vacinados contra a raiva humana. A medida foi autorizada pelo Ministério da Saúde (MS). Ontem, 5, mais 600 doses da vacina foram enviadas para a Secretaria Municipal de Saúde de Barcelos (Semsa ), totalizando 3,100 mil doses desde o início do surto na comunidade, por volta do dia 15 do mês passado.
Segundo a Semsa-Barcelos, aproximadamente 270 pessoas relataram agressão por morcegos nos últimos 12 meses. Elas já tomaram três doses da vacina e devem receber a última até o dia 13 deste mês, respeitando o período de intervalo estipulado entre elas. No entanto, para o caso específico de Barcelos, o Ministério da Saúde autorizou a imunização, em três doses, dos comunitários que não foram mordidos por morcegos, segundo o diretor-presidente da Fundação de Vigilância do Amazonas (FVS ), Bernardino Albuquerque.
No dia 16 de novembro, um adolescente de 17 anos morreu, assim como a irmã dele, de dez anos, no último sábado, , após serem atacados por morcegos, na comunidade de Tapira. Outro jovem, irmão deles, de 14 anos, chegou à Fundação de Medicina Tropical, em Manaus, com sintomas de febre e formigamento nas mãos. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI), desde o último sábado, mas lúcido, estável e bem do ponto de vista respiratório e neurológico, segundo o médico infectologista Antônio Magela, que acompanha o caso.
Além da imunização dos moradores, estão sendo reforçadas as ações de vacinação de animais domésticos. De acordo com a FVS, a medida mais eficaz para evitar mordidas de morcegos tem sido o uso de pasta vampiricida, já que os animais tratados com a substância retornam para a colônia e controlam a população dos animais doentes.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Reprodução/ FVS-AM