Como parte do cronograma de fiscalização voltada para produtos natalinos, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem/AM) encontrou, ontem, 4, irregularidades nos ingredientes para feijoada e no bacalhau desfiado. O peso estava abaixo do informado nas embalagens. Nos pacotes de uvas, havia dupla indicação de peso – o fabricante informava um peso e o estabelecimento informava outro bem maior. Foram encontrados, ainda, brinquedos e pisca-pisca sem a certificação do Inmetro e plugues fora dos padrões.
O chefe do departamento de avaliação da conformidade do Ipem, Itamar Souto alerta para que o consumidor fique atento às medidas de peso descritas. Estão sendo vistoriados os produtos pré-medidos, aqueles embalados na ausência do consumidor, destinados às ceias de Natal e Ano Novo, como peru, pernil, chester, tender, bacalhau, frutas cristalizadas, castanhas, nozes, ameixas, castanha de caju, panetones, frios e vinhos, dentre outros.
A operação de fiscalização Boas Festas começou no dia 13 de novembro e termina no dia 21 deste mês. Os fiscais verificam também se produtos elétricos, além de brinquedos, atendem aos padrões estabelecidos pelo Inmetro.
A ação já percorreu 340 estabelecimentos e apreendeu 33,325 mil produtos por conta de 4,895 mil irregularidades.
O consumidor, ao se deparar com alguma inconformidade, pode tentar resolver o problema direto na loja, mas deve denunciar a situação ao Ipem, no 0800 092 20 20.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Fotos: Aguilar Abecassis/SECOM