Está sendo realizada até esta sexta feira uma ação entre Pastoral do Migrante, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – Semasdh e a Embaixada do Haiti. A iniciativa é para que os migrantes Haitianos façam a renovação do passaporte e junto a Semasdh realizar o cadastro único para vagas de emprego no Sistema Nacional de Emprego o Sine.
Segundo o assessor da Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Manaus e Pároco da Paróquia São Geraldo, Padre Valdecir Molinari, o processo de renovação do passaporte era realizado pelos próprios migrantes e encaminhados a Embaixada do Haiti.
A ação vem seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde, no uso de álcool gel, máscaras e distanciamento social, foram atendidos nessa quinta-feira, mais 120 Haitianos.
O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, esteve presente na ação, de acordo com Ana Paula Sarrasin o atendimento aos migrantes é uma orientação sobre os programas veiculados ao Cadastro Único.
A atividade acontece até hoje na Paróquia São Geraldo localizada na Avenida Constantino Nery, S/N. Esta é a oportunidade para que os Haitianos possam renovar o passaporte, os que não comparecerem, terão que ir até Brasília fazer a renovação.
Ouça a matéria completa:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar