Nessa segunda-feira, o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, alertou que a América Latina poderá sofrer em 2021 uma “grande crise” de dívida devido ao investimento que os países da região precisaram fazer para lidar com a pandemia da covid-19 e pediu compreensão dos credores.
A declaração foi dada durante cúpula virtual com chefes de Estado e de governos da América Central, realizada de maneira privada e organizada pelo Sistema de Integração da América Central.
Segundo Guterres, o impacto da pandemia da covid-19 vai ampliar de forma significativa a brecha de financiamento da América Latina e do Caribe, o que poderia gerar falta de dinheiro para que a economia caminhe no ritmo habitual.
O secretário-geral da ONU pediu o “apoio” de entidades financeiras multilaterais como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, além dos países que integram o G20.
Uma das medidas que Guterres pediu a estas entidades é que aceitem adiar a cobrança da dívida até final de 2021.
A iniciativa tem como principal objetivo “permitir aos países pobres concentrar seus recursos no combate à pandemia e proteger as vidas e os meios de sobrevivência da população mais vulnerável”, segundo um texto sobre a cúpula divulgado no site do Banco Mundial.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/AFP