Na manhã desta quinta-feira, 30, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora e bispo referencial do Movimento Terço dos Homens do Brasil na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Gil Antônio Moreira, acompanhado do Coordenador Regional do Terço dos Homens Manoel Miranda, visitou as dependências da Rádio Rio Mar e concedeu entrevista ao programa “Pra ser Feliz com o Redentor” com o padre Amarildo Luciano.
Sua presença em Manaus é pela ocasião do 8° Encontrão do Terço dos Homens que será realizado hoje à noite, na Igreja da Área Missionária Nossa Senhora Aparecida, situada no Distrito de Cacau Pirera, município de Iranduba. Cerca de 1 mil homens são esperados no encontro que vai acontecer na área externa da igreja.
Segundo o coordenador do terço dos homens Manoel Miranda, em Manaus o movimento já está incluído em 30 paróquias e três mil homens participam, além de homens nos municípios de Tefé, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru e Alvarães. “São dez anos que eu participo do terço dos homens e o ato de rezar o terço vem modificando a vida dos homens mundo a fora, muitos projetos estão sendo pensados para 2018 em Manaus e a implantação em outros interiores é um dos desejos”, afirmou o coordenador.
Os dados de homens que rezam o terço no Brasil ultrapassam a margem de 1,5 mil. “Neste ano, em que estamos vivendo o ano do leigo, celebrar o encontro dos homens que rezam o terço tem uma significação muito grande, porque esse movimento é estreitamente laical, ele nasceu no meio dos leigos, tem o apoio da igreja, dos bispos, dos padres, mas é um movimento de leigos e nasceu assim como uma bênção, espontaneamente os grupos foram se organizando”, disse o bispo referencial Dom Gil Antônio.
O Terço dos Homens é uma proximidade do jeito simples de Maria em conduzir a vida, modelo fiel de obediência e disponibilidade.
Rafaela Moura – Rádio Rio Mar
Foto: Rafaela Moura