A Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE) concluiu na madrugada dessa terça-feira, o restabelecimento da carga de energia em dois transformadores na sua subestação, que pegou fogo no dia 3 de novembro e provocou um blecaute em 13 dos 16 municípios do Amapá.
De acordo com a LMTE, o estado volta a ter 100% no fornecimento de energia de forma definitiva, dando fim ao rodízio. Em nota, o Ministério de Minas e Energia também confirmou a retomada integral do fornecimento no estado.
A previsão era de que a montagem do segundo transformador, que veio do município de Laranjal do Jari, a 265 km de Macapá, fosse concluída no dia 26 de novembro, mas a empresa conseguiu antecipar o prazo.
A montagem do transformador começou no dia 18, após uma viagem de quase 30 horas de balsa entre as cidades de Laranjal do Jari e Macapá. Apenas com a ativação desse equipamento é que o Amapá volta a ter 100% da carga necessária para atender a população.
A Companhia de Eletricidade do Estado, responsável pela distribuição de energia para o consumidor, confirmou que com a ativação dos transformadores, o fornecimento voltará a ser como era antes do apagão.
Agora, o trabalho do Comitê de Acompanhamento de Crise será focado na instalação de um terceiro transformador que deverá ser transportado de Boa Vista (RR) até Macapá para evitar novos blecautes.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/LMTE