Nesta segunda-feira, 50 mil estudantes da rede estadual retornaram às aulas presenciais em 69 escolas de ensinos Fundamental e Médio, localizadas nos municípios da Região Metropolitana de Manaus.
O retorno acontece em escolas de Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Iranduba, Rio Preto da Eva, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Autazes, Presidente Figueiredo, Silves, Itapiranga e Manaquiri. Até quarta-feira outras quatro unidades devem retornar às atividades. Em todas as escolas, a retomada segue o modelo de revezamento entre atividades presenciais e remotas.
De acordo com o secretário de educação, Luís Fabian Barbosa, a cada semana um novo município retornará as atividades para que o ano letivo no interior seja retomado, reduzindo os prejuízos pedagógicos causados pela pandemia.
Seguindo o modelo adotado nas escolas da capital, a retomada no interior segue os protocolos de segurança em saúde, estipulados em conjunto com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.
Conforme a secretaria de educação, foram instaladas pias e dispositivos de álcool gel/sabão, e a sinalização, em todos os ambientes das escolas, destacando as medidas de distanciamento social, higienização correta das mãos e uso obrigatório de máscaras de pano. Além disso, cada estudante recebeu duas máscaras, e todos tiveram a temperatura corporal aferida na entrada das escolas.
Da mesma forma como aconteceu em Manaus, as turmas do interior foram divididas em blocos (A e B), que se revezarão entre as atividades presenciais e as remotas. Às sextas-feiras, não haverá aula nas unidades, sendo esse dia reservado para o Horário de Trabalho Pedagógico dos professores.
As equipes escolares do interior já informaram aos alunos os blocos aos quais eles pertencem. Caso o estudante ou o pai/responsável ainda não saiba, ele pode entrar em contato com a gestão da escola.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação Secom