A Igreja é movida por pessoas, sãos muitos os agentes pastorais que doam um tempo da sua vida para servir. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dispõe de mais de 40 pastorais que são movidas por voluntários.
Uma pesquisa sobre a ação social da Igreja identificou que as Pastorais e Obras Sociais da Igreja Católica (sem considerar escolas e hospitais), oferecem um voluntariado de mais de 400.000 pessoas, disseminado em cada rincão do País, atendendo demandas sociais – de múltiplos tipos, de 44 milhões de brasileiros.
Neste ano o Dia Nacional do Laicato terá um ponto alto na Festa de Cristo Rei, dia 22 de Novembro. A programação foi pensada para toda a semana pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, em parceria com a Comissão para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e por seus regionais para celebrar e refletir a presença e a missão dos leigos e leigas na Igreja no Brasil. O tema do Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas 2020 é “Testemunho e profecia a serviço da vida”.
Segundo a presidente do Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Manaus, Patrícia Cabral, esta é uma oportunidade de visibilizar o trabalho dos leigos e leigas na igreja, principalmente neste período de pandemia.
À luz do versículo assumido como lema bíblico deste dia, “Eu vos chamei a serviço da vida e da justiça” , extraído de Is 42,6, o CNLB lança uma pergunta ao laicato brasileiro: “Nós como cristãos leigos e leigas temos nos colocado a serviço da vida e da justiça? Nos espaços de garantia de direito e participação popular, nas praças onde o povo está em situação de rua, junto à juventude negra que está morrendo, junto às mulheres vítimas de violência e na própria Igreja?”.
Você encontra a programação completa no site da CNBB.or.br.
Ouça a matéria completa:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar