Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo apontam que o percentual de famílias endividadas no país caiu de 67,2% em setembro para 66,5% em outubro deste ano. No entanto, a parcela de famílias com dívidas, em atrasou ou não, continua acima do observado em outubro de 2019.
O percentual de inadimplentes em outubro deste ano (26,1%) ficou abaixo do observado em setembro (26,1%), mas acima do registrado em outubro do ano passado (24,9%).
O mesmo ocorreu com as famílias que não vão ter condições de pagar suas contas (11,9% em outubro deste ano), que ficou abaixo de 12% de setembro, mas acima dos 10,1% de outubro do ano passado.
Em outubro deste ano, entre as famílias com renda inferior a dez salários mínimos, o percentual de endividamento chega a 68%, a inadimplência atinge 29,4% das famílias. Nessa faixa de renda, a parcela de pessoas que não terão condições de pagar suas dívidas chegou a 13,7%.
Já na renda acima de dez salários mínimos, os percentuais são: endividados (59,4%), inadimplentes (11,8%) e sem condições de pagar as contas (4,7%).
A maior parte das dívidas das famílias é relacionada ao cartão de crédito (78,9%), seguida pelos carnês (15,5%) e financiamento de carro (9,5%).
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Agência Brasil