Programa Identidade Jovem será lançado no Amazonas na sexta-feira

Com a baixa adesão dos jovens amazonense, o programa “Identidade Jovem”, chamado também de “ID Jovem”, do Governo Federal, vai ser lançado oficialmente em Manaus, nesta sexta-feira, às 15h, no salão Bossa Nova, na Arena da Amazônia. O secretário Nacional de Juventude, Francisco de Assis Costa Filho, vem ao Amazonas para divulgar o benefício.

O “ID Jovem” é um documento que garante acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, descontos em viagens interestaduais, além da gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos jovens com renda mensal de até dois salários mínimos e idade entre 15 e 29 anos. Para isso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, o CadÚnico, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

A emissão pode ser feita através de aplicativo do celular ou pela internet, no site do programa, o idjovem.caixa.gov.br. É necessário ter o número de Identificação Social impresso no Cartão Cidadão, extrato do FGTS e a Carteira de Trabalho.

O programa foi lançado nacionalmente em dezembro de 2016. Segundo números divulgados pela Secretaria Nacional de Juventude, no último dia 23, atualmente, 300 mil jovens estão cadastrados, mas apenas 329 no Amazonas.

Os jovens cadastrados têm direito a duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de 50%, depois de esgotadas as grátis, no transporte interestadual.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar