O Departamento Estadual de Trânsito Amazonas (Detran) identificou que 54% da frota de veículos e a maioria dos ônibus do transporte público coletivo do Estado circula sem licenciamento anual, seguro obrigatório (Dpvat) e Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor ( IPVA ). O órgão informou que, em apenas um dia de fiscalização, na semana passada, apreendeu 36 ônibus, mas poderia ter retirado até 200 deles de circulação.
As informações são do diretor-presidente do Detran, Vinícius Diniz. O diretor, no entanto, não explicou qual o critério adotado pelo Detran para remover uns e liberar outros ônibus enquadrados na mesma infração. O Código Brasileiro de Transito determina que circular com veículo sem registro ou licenciamento configura infração gravíssima, com multa de R$ 293, apreensão e remoção do bem.
As empresas com veículos retidos foram Global Green, Vegas Manaus, Trans Manaus, Trans Amazônia e Eucatur. Segundo o Detran, os ônibus circulam até com placas clonadas, fato este que motivou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Amazonas a propor uma ação civil pública contra as empresas.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Detran