234 mil EPis chegaram à Manaus que, junto com os protocolos sanitários, vão proporcionar segurança aos mesários e eleitores, durante as Eleições 2020. São máscaras, faceshields, álcool em gel, em frascos de 200 ml para os mesários e 500ml para uso do eleitor.
Além disso, foram recebidos posters e adesivos, para conscientizar o eleitor dos procedimentos de segurança e demarcar os locais de votação para a manutenção do distanciamento, nas filas.
O material e a logística dele provém de doações de diversas empresas que se dispuseram a colaborar com a justiça Eleitoral na realização de eleições seguras.
Antes de sair de casa para votar, o eleitor deve verificar o seu local de votação, já que algumas seções eleitorais foram alteradas. Essa checagem pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, na opção onde votar ou pelo Portal do Tribunal Superior Eleitoral – TSE.
Além da máscara, se possível, cada eleitor deve levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação e levar anotados os nomes e números dos candidatos para votar o mais rápido possível. A Justiça Eleitoral orienta que, de preferência, o eleitor não leve crianças nem acompanhantes para o local de votação.
Ao entrar em sua seção eleitoral, o eleitor deverá ficar em frente à mesa respeitando a distância de pelo menos um metro. O eleitor deverá exibir o seu documento ao mesário a distância, esticando os braços em direção a ele.
Caso o mesário não consiga fazer a identificação, ele poderá pedir que o eleitor dê dois passos para trás e abaixe rapidamente a máscara.
Após digitar os dados, o mesário vai ler em voz alta o nome do eleitor. Se o nome estiver correto, o eleitor poderá guardar seu documento e limpar as mãos com álcool em gel para assinar o caderno de votação. Se precisar do comprovante de votação, o eleitor deverá solicitar ao mesário.
Quando a urna for liberada, o eleitor seguirá para a cabine de votação para digitar o número dos candidatos a prefeito e a vereador. Após votar, deverá limpar novamente as mãos com álcool em gel e sair da seção.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/TRE-AM