O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta terça-feira, durante discurso na Assembleia das Nações Unidas (ONU), que o país é “vítima” de uma campanha de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal. Por conta da pandemia de Covid-19, a reunião em Nova York é virtual.
Bolsonaro disse também que o Brasil tem a melhor legislação sobre o meio ambiente em todo o mundo e que o país respeita as regras de preservação da natureza. Para ele, a riqueza da Amazônia motiva as críticas que o país sofre.
As declarações do presidente ocorrem em meio às queimadas que ocorrem no Pantanal nas últimas semanas. Na Amazônia, os alertas de desmatamento subiram 34% de agosto de 2019 a julho de 2020.
Ainda no discurso, Bolsonaro disse que a floresta amazônica é úmida e por isso, o fogo não se alastra pelo interior da mata. Segundo o presidente, os incêndios ocorrem apenas nas bordas da Amazônia e são realizados por índios e caboclos.
Sobre a pandemia de Covid-19, o presidente disse lamentar cada morte perdida e que as medidas de isolamento foram delegadas aos governadores. Bolsonaro também falou sobre as medidas econômicas tomadas pelo governo federal para diminuir o impacto causado pela pandemia.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação