O número de mortes em decorrência do coronavírus no Amazonas aumentou 58% e o volume de casos confirmados mais que dobrou em três dias: cresceu mais de 104%. O Estado teve sete óbitos e confirmou 272 novos casos entre sábado e segunda-feira. Assim, agora há um total de 532 infectados e 19 vítimas fatais da doença.
Além disso, há outros 860 pacientes à espera de resultado de testes do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas).
A diretora-presidente da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas), Rosemary Pinto, detalhou os números e informou que três novos municípios do interior registraram ocorrências: São Gabriel da Cachoeira, Novo Airão e Jutaí.
Segundo Rosemary Pinto, 32 pessoas com coronavírus estão internadas em UTI, além de outras 41 com suspeita, que ainda aguardam resultado de testes.
Conforme a FVS, sete mortes estão sendo investigadas e podem ter sido causadas pelo Covid-19. A taxa de letalidade da doença no Amazonas hoje é de 3,57%. Em todo o Estado, mais de 2.750 pessoas já realizaram o teste para saber se estavam infectadas e os resultados de 19,3% deles deram positivo.
Nesta segunda-feira, 06/04, inclusive, o prefeito de Manaus, Arthur neto, disse que o sistema de saúde da capital já estava colapsado. O secretário de saúde do Estado afirma que, em números oficiais, restam apenas 5% de leitos disponíveis até o colapso.
Atualmente o governo do Estado está em fase de implantação de um hospital de campanha com a faculdade Nilton Lins, com 400 leitos.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação