O número de casos confirmados de Coronavírus no Amazonas aumentou 21% nas últimas 24 horas. Conforme a atualização desta sexta (27), houve mais 14 exames positivos. Até então, o Estado tinha 67 e passou para 81.
Segundo a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Rosemary Pinto, 11 dos infectados estão internados, sendo oito na rede privada e 3 na pública. São quatro em estado grave, em UTI.
Rosemary Pinto ressalta que, por enquanto, a taxa de letalidade no Amazonas é menos do que a metade da brasileira, que é de 2,69%. No Brasil, o Ministério da Saúde contabiliza 3.417 infectados e 92 mortes.
Segundo Rosemary Pinto, a FVS já está atuando no aeroporto Eduardo Gomes e a vigilância tem sido bem recebida pelos passageiros que desembarcam no terminal.
Dos 81 casos do novo coronavírus no Amazonas, 75 são de Manaus, dois de Manacapuru, dois de Parintins, com uma morte, um de Santo Antônio do Iça e outro de Boca do Acre. Segundo a FVS, o Estado já está em transição entre a situação de transmissão local para transmissão comunitária, que é quando não se consegue mais identificar a origem do contágio.
Matéria atualizada às 18h55:
Às 17h03 desta sexta-feira, a Susam (Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas), confirmou mais um caso positivo de coronavírus, em Manaus, que tem 75. Assim, o total no Estado passa a ser de 81.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Reprodução/ Facebook