O número de casos confirmados de coronavirus no Amazonas aumentou 15% nas últimas 24 horas. Conforme a atualização desta quarta-feira (25/03), houve mais 7 exames positivos. Até então, o Estado tinha 47 e passou para 54. Segundo a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Rosemary Pinto, quatro dos infectados estão internados e outros 21 estão em investigação, após a primeira morte no Estado, nesta terça-feira.
O governador Wilson Lima (PSC) disse que conversou com a família do empresário de Parintins, de 49 anos, que morreu, para saber como seria o enterro e que o corpo da vítima vai ficar isolado em uma câmara porque existe um protocolo sanitário a ser seguido.
Segundo Rosemary Costa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), determina duas possibilidades.
Segundo o governador Wilson Lima, como não existe crematório no Amazonas, uma vez que as estruturas devem ser privadas, uma empresa deve oferecer o serviço, em Iranduba, na semana que vem.
O governador disse também que outras medidas vão ser adotadas por meio de decreto, como por exemplo, a quarentena de todos os passageiros que desembarcarem no aeroporto Eduardo Gomes.
O aplicativo, segundo Wilson Lima, também vai servir para monitoramento de outros pacientes, inclusive no interior do Estado. O governador anunciou ainda que vai autorizar poder de polícia a agentes de saúde da FVS.
Segundo o governo do Estado, um outro possível caso de coronavírus precisou de transporte aéreo do interior Amazonas para a capital. Porém, o caso só pode ser considerado suspeito após os exames.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar