Governo federal repassa mais de R$2 mi para combate ao Aedes aegypti no AM

De hoje até o dia 31 deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai fazer, em Manaus, o segundo diagnóstico da Infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, chikungunya e dengue.  Mas não é só a capital que está recebendo ações. O Governo Federal informou que repassou R$2,1 milhões  para 59 municípios do Amazonas, referentes à segunda parcela de recurso adicional para a campanha de combate, só em setembro.

Em Manaus, a Semsa espera visitar quase 28 mil domicílios, até o final do mês, para avaliar o índice de infestação do mosquito, eliminar ou tratar potenciais criadouros.

O trabalho tem surtido efeito positivo não só no Amazonas como em toda a região Norte do País, que é a segunda, atrás apenas do Sul, com menos casos suspeitos de dengue entre janeiro e setembro deste ano.  Enquanto o Nordeste, por exemplo, que lidera o ranking teve mais de 81 mil ocorrências prováveis da doença, o Norte registrou menos de 21 mil casos.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica Semsa, Adriana Elias, o trabalho é executado conforme orientação do Ministério da Saúde e tem como objetivo mapear as áreas de maior vulnerabilidade para elaboração de futuras ações.

A Semsa informou que que houve queda de 70% das doenças transmitidas pelos em Manaus, de janeiro a agosto deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. A maior redução foi no número de casos de febre Zika: quase 94%. A incidência de chikungunya e dengue tiveram caiu 70%.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: José Nildo/Semsa