Prefeitos escondem implementos agrícolas para distribuir em época eleitoral, denuncia deputado

No dia 17 de dezembro de 2018, o então governador do Amazonas, Amazonino Mendes, entregou 70 mil implementos agrícolas para serem distribuídos nos 62 municípios do Amazonas. Acontece que, segundo o deputado estadual Roberto Cidade (PV), prefeitos do interior esconderam os equipamentos em galpões para distribuir em época eleitoral e tirar proveito político das ações.

O parlamentar fez a denúncia na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira, 05.

Os 70 mil implementos entregues custaram R$ 75 milhões. Roberto Cidade afirmou que agora, em 2020, ano eleitoral, os implementos começaram a reaparecer, como em Autazes.

Roberto Cidade ainda afirmou que o prefeito de Borba vai começar a entregar os implementos que escondeu, em breve. Ele ainda acusou o prefeito Simão Peixoto (Solidariedade) de usar os equipamentos na própria fazenda.

Segundo o secretário de Estado da Produção Rural, Petrucio Júnior, citado por Roberto Cidade, todos os municípios foram notificados, mas apenas 28 apresentaram relatório de entrega dos implementos agrícolas.

O secretário Petrúcio Junior afirma que, com base nestas novas denúncias, o Estado pode enviar nova notificação e até requerer os bens de volta para doar a outros municípios.

Nós tentamos contato com as prefeituras de Borba e de Autazes, pelos telefones e e-mails dos sites e páginas oficiais disponibilizados na internet, assim como pelas redes sociais, além da Associação Amazonense de Municípios, mas não conseguimos retorno.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Roberto Carlos/Arquivo Secom