Nos dois primeiros meses deste ano, 20 visitantes foram flagrados tentando entrar com produtos proibidos nas unidades prisionais. É o que mostra o balanço de apreensões realizado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
Conforme o coordenador do Sistema Penitenciário (Cosipe), major Renan Carvalho, entre o mês de janeiro e primeiro de março, pelo menos 43 objetos foram apreendidos com os visitantes. Na lista, estão celulares, entorpecentes, fones de ouvido, baterias e carregadores de celular.
“Todos os visitantes são submetidos a diversos tipos de revista antes de entrar na unidade prisional. São procedimentos operacionais que visam a segurança de todos”, disse.
Só no último fim de semana, três mulheres foram flagradas tentando entrar com produtos ilícitos. As ocorrências foram registradas no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e no Centro de Detenção Provisório Masculino 1 (CDPM 1), ambos localizados no km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista).
No primeiro caso, no Compaj, um dos agentes de socialização detectou uma imagem estranha de suposto ilícito, introduzido nas partes íntimas, de uma mulher no momento em que a mesma realizava o procedimento de revista no Bodyscanner (equipamento de escaneamento corporal).
“A visita optou por deslocar até o banheiro e jogou no vaso sanitário dois celulares, dois carregadores, dois fones de ouvido e uma chave de celular. O material foi encontrado após a mesma deixar o banheiro”, informou Carvalho.
Outra mulher, também no Compaj, foi orientada a ir ao banheiro após apresentar imagens suspeitas em suas partes íntimas. Na tentativa de escapar do flagrante, ela jogou pela janela do banheiro um celular e um carregador. No CDPM 1, uma visitante levava R$ 35 escondidos no sutiã.
Medidas
Segundo a Seap, em regra, os visitantes são encaminhados para o Departamento Integrado de Polícia (DIP). No âmbito penitenciário, as medidas administrativas podem ser a suspensão ou o cancelamento do cadastro e o acesso aos presídios.
Com informações da Assessoria
Foto: Divulgação/Seap