Os prazos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da segurança nos coletivos começam a vencer no dia 16 do mês que vem. O Ministério Público do Estado (MPE) declara estar satisfeito com as medidas adotadas até agora.
Conforme o MPE, entre as obrigações dadas como cumpridas e em vias de implementação está a melhoria da qualidade das câmeras nos ônibus, para identificar criminosos com mais rapidez e efetividade. Outra medida atendida é a escolha de um canal de teste para envio das imagens online até uma central de monitoramento. O chamado ‘Bus Door’ (publicidade nos coletivos) vai passar a ocupar apenas a lateral dos veículos, sem prejudicar a visão para dentro do ônibus.
Segundo o MPE, dentro dos coletivos, as lâmpadas incandescentes vão ser substituídas por led, para melhorar a visibilidade de fora para dentro com a possibilidade de identificação de assaltos. Outra medida foi canalizar todos os registros de assaltos a ônibus para uma única delegacia de polícia, o 17º DIP.
O Promotor de justiça João Gaspar afirma que recebeu, na semana passada, relatório detalhado do cumprimento das cláusulas.
Ouça matéria completa:
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Mariana Lima – ASCOM MPAM