Cerca de 70 pessoas participaram da Jornada da Comunicação que aconteceu na Paróquia São Sebastião, no auditório Frei Mário Monacelli, no último final de semana. O evento foi uma iniciativa da Pascom Arquidiocesana e reuniu os 12 setores que compõe a Arquidiocese e representantes da prelazia de Itacoatiara.
O evento teve como tema “Comunicar a esperança e confiança, no nosso tempo – Não tenhas medo, que eu estou contigo”. Pela manhã houve animação, palestras, momentos de oração e plenárias onde os grupos partilharam suas impressões do encontro, diante da mensagem do papa para o 51° Dia Mundial das Comunicações Sociais que foi apresentada pelo frei Paulo Xavier, Capuchinho, que atualmente é pároco da Paróquia São Sebastião e São Francisco de Assis.
Segundo Frei Paulo, a comunicação está presente na vida e na história de cada um de nós. Nós somos pessoas da comunicação e a mensagem que temos que comunicar é a boa notícia de Jesus, suas palavras, seus gestos, suas ações, sua vida. “O papa esse ano nos chama atenção de que é necessário que a comunicação seja com esperança e confiança à luz dos acontecimentos que estamos vivenciando dentro desse contexto tão difícil que vivemos de refugiados, de guerras. Ter essa capacidade e a coragem de poder comunicar a vida de Jesus com ousadia, criatividade, com disposição de poder fazer com que a alegria do evangelho seja aquilo que perdura, solidifica e impulsiona a nossa vida, e que essa esperança seja sempre estimulada nessa beleza de poder tecer com o Espírito Santo essa relação do diálogo e de comprometimento, na vida das pessoas e comunicar com o espírito a partir mesmo da nossa realidade, a partir de Jesus, o compromisso com a esperança e com a confiança, é isso que o papa nos pede”, disse ele.
A jornada teve a presença de Pe. Charles Cunha, Coordenador da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus e Superintendente da Rádio e Fundação Rio Mar, ele apresentou a estrutura da assessoria de comunicação e a os aplicativos que serão disponibilizados para cada Pascom. A ferramenta servirá para o envio de informações junto assessoria de comunicação que fará uma triagem dos dados e a veiculação dos acontecimentos de cada paróquia, comunidade e área missionária, fazendo assim uma comunicação integrada e anunciadora de boa notícia.
Na parte da tarde ocorreram as oficinas de Linguagem do rádio na comunicação católica, Redes sociais, Divulgação de eventos e Edição de vídeo no celular.
O evento encerrou-se no domingo (28/5) com a missa na Catedral Metropolitana pelo 51° Dia Mundial das Comunicações Sociais, quando todos os agentes de Pascom receberam uma benção especial de Dom Tadeu Canavarros, bispo auxiliar de Manaus.