Pelo menos 14 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados em Manaus entre a sexta-feira. 26, e o domingo, 28. As fiscalizações feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) montaram barreiras nos acessos aos bairros Cidade Nova, pela avenida José Lindoso, na zona norte e Ponta Negra, pela avenida Coronel Teixeira, na zona oeste.
De acordo com o balanço divulgado na manhã desta segunda-feira, 29, pelo Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), foram abordados 324 veículos. Deste total, 78 foram multados, 14 foram removidos e encaminhados para o pátio do Detran-AM. Houve ainda a retenção de 15 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 16 Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV). Um motorista foi autuado por se recusar a fazer o teste do bafômetro.
A recusa é considerada uma infração gravíssima. O motorista recebe as mesmas punições administrativas do motorista embriagado que aceita fazer o teste. Ele é multado em R$ 2.934,70, tem a carteira de habilitação recolhida e o direito de dirigir fica suspenso por um ano.
As principais infrações flagradas durante as fiscalizações foram licenciamento em atraso, veículos em mau estado de conservação, motociclistas sem equipamento de segurança adequado ou usando calçado inadequado e pessoas conduzindo veículos sem ter CNH.
Com informações da Assessoria
Fotos: Divulgação/Detran-AM