Pular para o conteúdo
Amigos da Fundação Rio Mar
Ao Vivo

Amigos da Fundação Rio Mar

Participe do programa

Presidente Figueiredo convoca trabalhadores da saúde para atualização vacinal

O número de casos confirmados de sarampo quase dobrou no amazonas em apenas uma semana. São 17 casos confirmados de sarampo até a última quarta-feira, 14.

Os dados constam no informe epidemiológico divulgado nessa quinta-feira, 15, pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. Desde 1º de setembro, foram notificados 34 casos: 17 confirmados, dez descartados e sete em investigação. não há registro de mortes.

As ocorrências foram registradas no Alto Solimões, mas a prevenção também é reforçada em outras regiões do estado. Em Presidente Figueiredo, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu a equipe do hospital local para organizar a vacinação dos trabalhadores da saúde, incluindo os profissionais que não atendem pacientes diretamente.

A medida segue uma orientação técnica do Ministério da Saúde, como explica a coordenadora de Vigilância Hospitalar, Rose Alves.

A vacina é a principal forma de prevenir o sarampo. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações em Presidente Figueiredo, a enfermeira Etelvina Costa, orienta os profissionais a levar a caderneta de vacinação a um posto de saúde para conferir se as doses estão em dia.

O sarampo é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. O vírus é transmitido pelo ar, quando uma pessoa infectada tosse, espirra, fala ou respira.

Mesmo com os avanços na prevenção, a doença ainda representa um risco, principalmente em locais onde a cobertura vacinal é baixa. Por isso, manter a vacinação em dia é fundamental para proteger os profissionais de saúde e a população.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

Marcelo Camargo / Agência Brasil