A vacinação antirrábica animal segue até o dia 30 de novembro, em todas as zonas geográficas de Manaus. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a meta é imunizar pelos 282.400 animais, sendo 202.400 caninos e 80 mil felinos.
Além de ofertar o serviço de vacinação de casa em casa, as equipes estão realizando ações de imunização também nas comunidades da zona rural terrestre.
O gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand (CCZ Manaus), médico veterinário Rodrigo Araújo, destacou que os vacinadores/registradores contratados para a campanha atuam em duplas, identificados com a camisa oficial da estratégia, sempre no período matutino, de segunda-feira a sábado, exceto feriados.
Manaus oferta a vacinação em domicílio, de forma anual, por isso é importante que todos aproveitem. Os tutores devem ficar atentos, pois as equipes vão circular até novembro, por toda a cidade, anunciando o serviço nas ruas e batendo à porta das casas, assinalou o gerente.
Além da vacinação de casa em casa, o serviço está sendo ofertado em 27 pontos, entre postos fixos e clínicas e consultórios veterinários parceiros da campanha municipal. Para consultar a relação dos locais, com endereços, dias e horários de funcionamento, basta acessar o endereço bit.ly/VacinacaoAntirrabica2026.
A vacinação contra a raiva é obrigatória e anual para cães e gatos com idade a partir de 3 meses, em bom estado de saúde. Fêmeas gestantes ou em lactação devem aguardar o desmame dos filhotes para receber a vacina. A vacinação de animais é gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com informações da Semsa Manaus
Fotos: Divulgação/Semsa Manaus