O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) iniciou, nesse domingo (20), o envio de 583 urnas eletrônicas para 11 municípios atendidos pelo Polo Manaus: Apuí, Boca do Acre, Canutama, Fonte Boa, Guajará, Ipixuna, Jutaí, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e Tapauá.
Além das urnas, foram enviados, também, os suprimentos eleitorais como cabinas de votação e material de apoio. Após serem retirados da sede do órgão, no bairro Aleixo, em Manaus, os equipamentos passam por uma etapa de embalagem especial em depósito contratado pelo Tribunal. O embarque para os municípios está previsto para acontecer nesta segunda-feira (21), a partir das 14h.
De acordo com o TRE-AM, após a inserção dos dados dos candidatos aptos e da lista de eleitores correspondente a cada seção eleitoral, os equipamentos recebem lacres físicos de segurança, produzidos pela Casa da Moeda, que vedam os canais de entrada de informação. Caso o lacre seja violado, como medida de segurança, ele acusa por meio de uma mancha e do esfarelamento, não permitindo ser reconstituído.
A primeira fase da operação logística começou em agosto e contemplou 26 polos eleitorais do interior, com a movimentação de aproximadamente 4 mil urnas eletrônicas, além de mais de 1 mil baterias e 36 toneladas de equipamentos ainda não configurados para o pleito.
Com o início do envio das urnas do Polo Manaus, o cronograma de preparação segue simultaneamente nos demais polos do interior. A preparação dos equipamentos nesses locais deverá ser concluída até a segunda-feira da semana da eleição.
Na capital, a preparação das urnas será realizada ao longo de seis dias na semana que antecede a votação, com conclusão prevista para a quinta-feira, 1º de outubro. A distribuição dos equipamentos para os locais de votação vai ocorrer na sexta e no sábado, com o uso de veículos utilitários e caminhões.
Com informações do TRE-AM
Fotos: Larissa Silva/TRE-AM