A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente realizou 232 prisões nos oito primeiros meses de 2026. Segundo a Polícia Civil, 128 ocorreram após o cumprimento de mandados de prisão e 104 foram em flagrante.

Depca realiza 232 prisões por crimes contra crianças e adolescentes no Amazonas. Foto: Divulgação.
O delegado Jeferson Vicente, adjunto da especializada, afirma que a proteção dos direitos de crianças e adolescentes é uma das prioridades da unidade.
“Que o nosso compromisso é a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Segunda-feira prendemos um padrasto, ontem prendemos esse pai e vamos continuar prendendo. Somente no ano de 2026, nós realizamos mais de 130 prisões por cumprimento de mandado de prisão.”
Leia também: Rompimento de adutora causa alagamento e transtornos no trânsito na zona Oeste de Manaus
A Polícia Civil também atua no interior do estado. Segundo o diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Henrique Brasil, as equipes combatem crimes de violência contra crianças e adolescentes, principalmente os de natureza sexual.
“A Polícia Civil do Estado do Amazonas tem atuado nos municípios que estão sob a jurisdição do Departamento de Polícia do Interior para combater esses crimes de violência, principalmente sexual, contra crianças e adolescentes. Ele relembra que, durante o Maio Amarelo, uma operação resultou na prisão de mais de 100 pessoas.”
Henrique Brasil também afirma que dez municípios possuem delegacias especializadas e que as demais cidades atuam no atendimento a crianças e adolescentes. Segundo ele, a Polícia Civil considera esse trabalho uma prioridade e conta com o apoio da população por meio de denúncias e informações.
Denúncias de crimes sexuais contra crianças e adolescentes podem ser feitas diretamente à Depca pelos telefones (92) 3656-7445 e (92) 3656-7446.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar