Caprichoso e Garantido encerram apresentações; campeão será conhecido nesta segunda-feira

Após três noites de espetáculo no Bumbódromo, Caprichoso e Garantido concluíram, na noite deste domingo (28), a disputa do 59º Festival Folclórico de Parintins. O campeão da edição de 2026 será conhecido nesta segunda-feira (29), durante a apuração das notas dos jurados, marcada para as 16h.

O Caprichoso abriu a última noite com o tema “O Brinquedo da Resistência Canta: Norte Brasil – Chão de Bravos”. O espetáculo destacou a resistência dos povos amazônicos, a ancestralidade e a valorização da identidade cultural da região Norte.

Na arena, o boi azul e branco apresentou a lenda amazônica “Nhaçã Hekã – Macacos Comedores de Gente”, a figura típica regional “As Farinheiras da Amazônia”, o tradicional Auto do Boi Brasileiro e o ritual indígena “Iniciação Xamânica Xikrin M-Bêngôkre Xikrin”, inspirado na espiritualidade do povo Xikrin.

Entre os momentos que chamaram a atenção do público, a Sinhazinha da Fazenda, Valentina Cid, executou uma apresentação de violino na arena. Outro destaque foi o jaguar robótico que integrou a evolução do Pajé Erick Beltrão.

O Garantido encerrou a programação do festival com o espetáculo “Parintins, Terra Encantada”, que exaltou a cultura amazônica, a religiosidade popular e os saberes tradicionais dos povos da floresta.

A apresentação reuniu a celebração temática “Parintins, Terra Encantada”, a lenda “Templo do Sol”, inspirada na tradição do povo Konduri, a figura típica regional “Festeiro de Santo” e o ritual indígena “A Travessia das Cinzas”, que retratou a relação entre o ser humano, a natureza e o universo espiritual.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a despedida da Cunhã-Poranga Isabelle Nogueira. Após 11 anos como item oficial do Garantido, ela encerrou seu ciclo no boi vermelho e branco diante da torcida encarnada.

Com o encerramento das apresentações, a expectativa se volta para a apuração das notas. O resultado definirá o campeão do 59º Festival Folclórico de Parintins.

Da redação
Fotos: Simone Brandão, Sidney Simas – SECOM e Leonardo Santos – SEMED
  • Sakuratoto