Após cheia antecipada, níveis de rios tendem a recuar no sul do Amazonas, afirma meteorologista

A cheia dos rios no sul e sudoeste do Amazonas mantém três municípios em situação de emergência, dez em alerta e treze em atenção, segundo a Defesa Civil do Amazonas.

Após cheia antecipada, níveis de rios tendem a recuar no sul do Amazonas, afirma meteorologista. Foto: Gerada por inteligência artificial.

O meteorologista Leonardo Vergastas, pesquisador do Laboratório de Modelagem do Sistema Climático Terrestre (LabClim), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), explica que o volume de chuvas acima da normalidade desde o ano passado provocou a elevação antecipada dos rios.

Atualmente, Eirunepé, Itamarati e Boca do Acre estão em situação de emergência. O meteorologista destaca que os níveis máximos dos rios nessas localidades costumam ocorrer em março, mas já há indicativos de oscilação em algumas regiões.

O meteorologista afirma que a redução das chuvas em fevereiro já contribui para a tendência de vazante, pois os volumes estão abaixo da normalidade e devem permanecer assim nas próximas semanas.

A Defesa Civil mantém o monitoramento constante da situação nas regiões atingidas pela cheia.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto