O Serviço de Atendimento Domiciliar para Coleta Biométrica garante que eleitores com dificuldade de locomoção realizem o cadastramento biométrico sem sair de casa. A iniciativa atende pessoas impossibilitadas de comparecer presencialmente aos postos da Justiça Eleitoral por motivos de saúde ou em razão de deficiência.

Idosos e pessoas com deficiência podem solicitar atendimento domiciliar para regularização da biometria eleitoral. Foto: Divulgação.
Oferecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o serviço assegura que nenhuma limitação impeça o exercício da cidadania. Apesar de grande parte das demandas poder ser resolvida de forma digital pelo site do órgão, a coleta biométrica exige procedimento presencial. Por isso, a equipe se desloca até a residência do eleitor após autorização judicial, como explica o Chefe do Núcleo de Administração do Fórum (NAF), Railson Brasil.
- Quaresma aquece venda de peixe e movimenta feiras e mercados em Manaus
- Operação Lei Seca registra queda de 44% em testes positivos de alcoolemia em Manaus
A solicitação pode ser feita diretamente no site www.tre-am.jus.br, na opção Atendimento Domiciliar. O eleitor deve preencher o formulário e anexar a documentação que comprove a condição informada. Também é possível realizar o pedido por meio de um representante nos cartórios eleitorais da capital.
Podem utilizar o serviço eleitores domiciliados em Manaus com idade igual ou superior a 80 anos, pessoas com deficiência física ou mental severa, com doenças crônicas graves ou incapacitantes, diagnóstico de autismo severo ou outras condições que impliquem restrição significativa de locomoção.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar