Quaresma convida fiéis ao jejum, esmola e oração

Quaresma convida fiéis ao jejum, esmola e oração

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Manaus, recebeu fiéis nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, para a missa de Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma. A celebração foi presidida pelo cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus.

Durante a celebração, o cardeal destacou a importância das cinzas como sinal de penitência e humildade. O rito recorda que a vida é passageira e que todos dependem da misericórdia de Deus.

Queridos irmãos, queridas irmãs, iniciamos hoje esse tempo belíssimo, extraordinário da Quaresma. Porque nos leva ao encontro de Jesus, mais Jesus doador da vida na cruz, a vida nova da ressurreição. Um caminho de 40 dias que todos juntos vamos percorrer.

Os 40 dias que antecedem a Páscoa convidam os cristãos à oração, ao jejum e à caridade. Neste período, a Igreja também propõe a Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Neste ano, o tema “Fraternidade e Moradia” chama atenção para a situação de famílias que não têm casa ou vivem em condições precárias. O cardeal afirmou que a Arquidiocese vai promover momentos de reflexão e oração sobre a realidade da moradia em Manaus e no país.

E durante esse tempo, nós vamos também meditando, refletindo, aprofundando, discutindo, rezando a realidade da moradia na nossa cidade, na nossa arquidiocese, no Brasil. Fraternidade e moradia. Com a missa de hoje, iniciamos o tempo da Quaresma na nossa arquidiocese. Desejamos assim participar ativamente do mistério salvífico que Jesus nos trouxe com Sua morte e ressurreição.

A celebração reuniu famílias inteiras. O empresário Dedé Parente participou da missa e destacou o tempo como oportunidade de mudança pessoal.

Pra minha família, o começo do novo ciclo é o momento de a gente pensar. Eu, particularmente, uma das coisas que eu pedi hoje nas minhas orações é que me dê inteligência e sabedoria pra que a gente compreenda mais a vida, respeite mais o próximo, a natureza que acho que está faltando pra todos nós, né? Tem esses 40 dias pra gente refletir nesses assuntos que a gente sai lá domingo de páscoa de mais sábios do que nós estamos hoje.

Com a celebração, a Igreja inicia oficialmente a caminhada quaresmal na arquidiocese e convida os fiéis a viverem o período com compromisso e fé.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

 

 

  • Sakuratoto