As vendas do Comércio amazonense encerraram 2025 com aumento abaixo de 1% e um recuo significativo no mês de dezembro. O resultado evidencia uma desaceleração do setor em relação ao resultado de 2024, segundo pesquisa do IBGE.

(Imagem Reprodução)
As vendas do Comércio amazonense fecharam 2025 com sinal de desaceleração, quando comparadas as de 2024. Em dezembro do ano passado, o Comércio registou um recuo de 3,2% nas vendas, mas no desempenho geral acumulado, o setor alcançou aumento tímido de 0,6%. O crescimento anual do Comércio do Amazonas ficou 1 ponto percentual abaixo da média da média nacional, que foi de 1,6%, o que caracteriza desaceleração do setor, no Estado, destaca Adjalma Nogueira, coordenador de Divulgação do IBGE Amazonas.
- Idoso morre após carro atingir parada de ônibus na Zona Leste de Manaus
- Após denúncia anônima, mais de 1 tonelada de drogas é apreendida na zona leste de Manaus
Com o resultado, o Amazonas ficou na 21ª posição do ranking nacional de desempenho do Comércio. Roraima, Tocantins e Rio de Janeiro também registraram recuo nas vendas. No segmento de Comércio ampliado, o Amazonas obteve bom resultado, mas iniciou 2026 em ritmo lento, ressalta Nogueira.
Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio – PMC, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar