Grupos prioritários podem se vacinar contra a influenza até 28 de fevereiro; saiba mais

Idosos, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e pessoas dos demais grupos prioritários para vacinação contra influenza (gripe) podem receber o imunizante até o final deste mês, nas salas de vacina da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Desde o início da vacinação, em 3 de novembro de 2025, até o último sábado (7), 227.411 pessoas receberam a vacina contra a gripe, conforme dados da pasta. A cobertura vacinal é de 37,3% da população avaliada na estratégia, incluindo 71.628 idosos, o equivalente a 31,4% desse grupo; 11.290 gestantes (44,9%); e 81.017 crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade (43,4%).

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, enfatiza que a vacina tem papel essencial na proteção contra a influenza A e B, reduzindo o risco de infecções, hospitalizações e óbitos. Ela aponta que essa proteção é especialmente necessária entre crianças, gestantes e idosos, que têm maior risco de desenvolver quadros graves da doença, com complicações como infecções agudas e pneumonia.

“Reforçamos a importância desses públicos estarem vacinados contra a influenza, já que estamos em período chuvoso e na sazonalidade para síndromes respiratórias”, aponta a gerente.

O imunizante está disponível em mais de 170 salas de vacina distribuídas entre as cinco zonas distritais de saúde do município. A lista de pontos inclui dez Unidades de Saúde da Família (USFs), de horário ampliado, que ofertam vacinação após o expediente comercial, até as 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 11h, aos sábados.

Os usuários podem consultar a lista de salas de vacina, com endereços e horários de funcionamento, por meio do link bit.ly/vacinassemsa.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação/Semsa

 

  • Sakuratoto