A Defensoria Pública do Estado do Amazonas – DPE/AM realizou um mutirão de regularização fundiária, no município de Presidente Figueiredo. A ação é considerada um mecanismo importante para diminuir o déficit habitacional do Estado.

(Foto: Nuno Lôbo/Rádio Rio Mar)
O mutirão de regularização fundiária da Defensoria Pública do Estado do Amazonas – DPE/AM ocorreu nestas quarta e quinta-feira 04 e 05/02. A ação ocorreu na Câmara Municipal do município de Presidente Figueiredo, no interior do Estado, e atendeu mais de 400 cidadãos.
A regularização fundiária é considerada um mecanismo importante para ajudar a reduzir o Déficit Habitacional do Estado do Amazonas, conforme explica o Defensor Público, Thiago Rosas, responsável pela ação no município.

(Foto: Nuno Lôbo/Rádio Rio Mar)
Dona Elcy Soares, moradora da Comunidade ZF5, localizada na zona rural de Presidente Figueiredo, foi atendida no segundo dia do mutirão. Ela explica que, após conseguir o título definitivo de sua propriedade, pretende contratar um empréstimo bancário para investir na produção de peixes.

(Foto: Nuno Lôbo/Rádio Rio Mar)
Thiago Rosas explica, ainda, que a regularização do imóvel permite ao proprietário, uma série de benefícios.

(Foto: Nuno Lôbo/Rádio Rio Mar)
Seu Dionísio Costa, de 60 anos, relata que por anos tentou regularizar suas propriedades, porém, com o alto custo do processo, não conseguiu, até dar entrada, ontem, de forma gratuita.
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas vai levar o mutirão de regularização fundiária para outros municípios do Amazonas, nos próximos meses, por meio do projeto “Meu Pedaço de Chão – da Ocupação à Titulação”. Dentre as cidades que serão atendidas, em 2026, estão Rio Preto da Eva, Novo Airão e Itacoatiara.
Acompanhe, abaixo, a live feita durante os atendimentos:
Confira a transmissão da entrevista no Studio da Rádio Rio Mar, em Presidente Figueiredo:
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar