Está liberada a solicitação dos créditos da gratuidade do transporte coletivo para estudantes, informou o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). O pedido deve ser feito mensalmente pelo aplicativo Sou Estudante Manaus ou diretamente pelo site estudantes.manaus.am.gov.br, mediante a informação do CPF do aluno.
Neste ano, mais de 332 mil alunos de escolas públicas já estão aptos a solicitar a gratuidade 2026, com os dados importados automaticamente pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram).
A medida integra o Cadastro-Recadastro Estudantil 2026, que segue as mesmas diretrizes adotadas no ano passado, para assegurar organização, facilidade e segurança no acesso ao benefício da meia-passagem e da gratuidade estudantil no transporte coletivo urbano de Manaus.
Os estudantes que tiveram gratuidade em 2025 e não utilizaram o cartão durante as férias, após solicitarem o crédito da gratuidade 2026, precisam realizar um procedimento simples para atualização do cadastro, que consiste em encostar o cartão PassaFácil Estudantil no validador por três vezes, para que o equipamento conclua o processo de atualização do cartão para o novo cadastro deste ano.
As instituições de ensino da rede privada e superior continuam responsáveis por inserir os dados dos alunos regularmente matriculados por meio do site souestudante.sinetram.com.br. Após o envio das informações pela instituição, os alunos devem acompanhar a situação do cadastro exclusivamente pelo aplicativo Sou Estudante Manaus.
Caso, ao acessar o aplicativo, o estudante visualize a mensagem “CPF não encontrado”, é necessário procurar a secretaria da instituição de ensino para que os dados sejam corretamente inseridos no sistema.
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação/Sinetram