Desemprego cai para 5,1% em dezembro, o menor já registrado, aponta IBGE

No trimestre encerrado em dezembro, o Brasil registrou taxa de desocupação de 5,1%, a menor já registrada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. Os dados foram divulgados, nesta sexta-feira (30), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A população ocupada (103,0 milhões) foi recorde da série histórica, crescendo nas duas comparações: 0,6% (565 mil pessoas) no trimestre e 1,1% (mais 1,2 milhão de pessoas) no ano. O nível da ocupação foi a 58,9%, recorde da série.

O número de empregados com carteira assinada no setor privado foi recorde da série (39,4 milhões), com estabilidade no trimestre e alta de 2,4% (mais 939 mil pessoas) no ano.

Já o número de empregados sem carteira no setor privado (13,6 milhões) ficou estável no trimestre e recuou 2,6% (menos 361 mil pessoas) no ano.  O número de empregados no setor público (13 milhões) foi recorde da série histórica, mostrando estabilidade no trimestre e crescimento de 3,9% (mais 483 mil pessoas) no ano.

O número de trabalhadores por conta própria (26,1 milhões) foi recorde da série histórica, mantendo-se estável no trimestre e crescendo 2,5% (mais 638 mil pessoas) no ano.

A pesquisa do IBGE apura o comportamento no mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais e leva em conta todas as formas de ocupação. Pelos critérios, só é considerada desocupada a pessoa que efetivamente procurou uma vaga 30 dias antes da pesquisa. São visitados 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.

Com informações da assessoria

Foto: Wilson Dias/Arquivo/Agência Brasil

 

 

  • Sakuratoto