Rádio Rio Mar vence prêmio Fapeam com reportagem sobre mortalidade por Aids no Amazonas

A rádio Rio Mar conquistou o Prêmio FAPEAM de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) Edição 2025, na categoria Profissional de Comunicação – Rádio. A entrega ocorreu, nesta quinta-feira (29), na sede da instituição, localizada no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

A reportagem intitulada Amazonas registra uma morte a cada dois dias por AIDS em 17 anos, revela estudo foi escrita pela jornalista Gecilene Sales.

A jornalista da Rádio Rio Mar reforçou a importância da divulgação da ciência e de como os estudos contribuem para a construção de políticas públicas.

Sou grata por receber este reconhecimento e contribuir, por meio da comunicação no rádio, com a popularização da ciência. O estudo que norteou a reportagem traz importantes dados sobre a necessidade de fortalecer a resposta à Aids no Amazonas. A comunicação é uma aliada nesta missão de esclarecer a sociedade e cobrar políticas públicas.  

O estudo, divulgado em setembro de 2025, nasceu da preocupação de o Amazonas figurar entre os Estados com as maiores taxas de mortalidades por AIDS do Brasil. O trabalho analisou quem são as principais vítimas, quais os municípios onde essas mortes mais acontecem e qual tem sido a tendência da evolução dessas mortes nos últimos anos.

Ouça a reportagem premiada

Esta é a terceira vez que a Rádio Rio Mar conquista o prêmio Fapeam. Em 2024, a emissora garantiu o primeiro lugar com uma reportagem sobre tratamento simplificado de água. Já em 2021, a emissora subiu ao pódio com uma matéria sobre desmatamento e mineração.

Ainda durante a cerimônia, o governador Wilson Lima lançou os editais de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, considerado o maior da história. Ao todo, foram anunciados 15 editais, com investimento superior a R$ 81 milhões de reais.

Da redação – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação Fapeam e Rádio Rio Mar

 

  • Sakuratoto