As estudantes Maria Gabriela Porto, do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, e Ana Luiza Neri, da Escola Estadual Cívico-Militar Ângelo Ramazzotti estão inscritas na 3ª edição do programa Futuras Cientistas com projeto voltado à valorização de matérias-primas regionais.

A dupla desenvolveu produtos como iogurte natural, sorvetes, caldas e frutas cristalizadas, a partir do Cubiu, fruta típica da Amazônia. O projeto “Futuras Cientistas no Desenvolvimento de Produtos Alimentícios na Amazônia” foi colocado em prática sob orientação da professora de Química da rede estadual de ensino, Alyne Ribeiro.
Segundo a estudante Maria Gabriela, 16, participar do projeto foi a porta de entrada para conhecer melhor áreas de estudo que são pouco ocupadas por mulheres no mercado de trabalho.

A partir do projeto, além do desenvolvimento de produtos alimentícios a partir do Cubiu, foram realizadas análises sensoriais, avaliando características sobre o sabor, aroma, textura, cor e aceitação dos alimentos, aplicando conceitos científicos e metodologias utilizadas na área de tecnologia de alimentos.
A apresentação dos resultados finais dos projetos inscritos nesta edição do programa ocorre no dia 28 de janeiro. Ainda este ano, as alunas amazonenses serão convidadas a apresentar seu projeto na Semana Acadêmica de Agronomia da Ufam, realizada pela faculdade de Ciências Agrárias.
Rádio Rio Mar
Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar