A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) passa a contar com o Vitek® MS Prime, uma nova tecnologia que permite identificar microrganismos causadores de infecções em poucos minutos.

Com a nova tecnologia, o tempo para identificação microbiana, que antes podia levar até 48 horas, agora é reduzido para apenas 3 minutos. A implantação garante mais agilidade no início do tratamento.
Essa agilidade transforma o processo de diagnóstico e permite a escolha correta e precoce do tratamento antimicrobiano, a melhora dos desfechos clínicos, a tomada de decisão médica mais assertiva e, principalmente, a redução de custos com exames laboratoriais e internações prolongadas.
Para a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, a implantação da nova tecnologia representa um avanço que vai além da modernização dos equipamentos.
Com a identificação rápida de bactérias, fungos, micobactérias (inclusive Mycobacterium tuberculosis) e Nocardia, em nível de espécie, gênero ou grupo, é possível ter manejo adequado de infecções graves, como tuberculose, infecções fúngicas sistêmicas e infecções em pacientes críticos, como os neutropênicos febris, além de auxiliar no diagnóstico de infecções causadas por micobactérias não tuberculosas.
Rádio Rio Mar
Foto: Antônio Lima / FHemoam