No Amazonas, a pesquisa é conduzida pela Unidade de Pesquisa Clínica Carlos Borborema, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), colocando a instituição como único centro da região Norte a integrar o estudo.

A iniciativa avalia uma nova estratégia de prevenção ao HIV: a PrEP oral de uso mensal, com a administração de apenas um comprimido a cada 30 dias. A pesquisadora da FMT, infectologista e co-investigadora do estudo, Maria Paula Mourão, relata as estratégias utilizadas atualmente, no Brasil.
Realizado em 16 países, a pesquisa busca investigar a eficácia, bem como a segurança da nova medicação pertencente a uma classe inovadora de antirretrovirais, comparando-a à PrEP oral diária atualmente ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O pesquisador da FMT, médico infectologista e investigador principal do estudo em Manaus, Marcelo Cordeiro, garante que nenhum dos participantes da pesquisa ficarão desprotegidos durante a estudo.
A previsão é de que cerca de 4.390 participantes integrem a iniciativa. O estudo está aberto a pessoas a partir de 18 anos, sexualmente ativas, que não vivam com HIV e que integrem grupos com maior risco de infecção, como mulheres trans e travestis; homens cisgêneros; homens trans e pessoas não binárias.
Rádio Rio Mar
Foto: Freepik