Lixo orgânico em Manaus será coletado separadamente

Lixo orgânico em Manaus será coletado separadamente

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) começa a separar o lixo orgânico do restante dos resíduos da cidade. A mudança começa com a entrega de quatro compactadores próprios para esse tipo de material, apresentados nesta quarta-feira, 21 de janeiro, na sede da Semulsp.

De acordo com o secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, os compactadores fazem a separação do lixo e do chorume no próprio equipamento. Ele explicou que servidores passaram por treinamento para usar as máquinas e que cada material seguirá o destino correto ao chegar ao aterro.

O prefeito David Almeida afirmou que o lixo orgânico coletado será usado na produção de adubo. Segundo ele, o material passará por um processo de compostagem e depois será reaproveitado em áreas verdes da cidade. “O que antes era visto como problema passa a ser uma solução para o meio ambiente”, disse.

Os equipamentos serão colocados nas feiras da Banana, Manaus Moderna e do Produtor. Esses locais foram escolhidos porque produzem muito lixo orgânico todos os dias, principalmente restos de alimentos. A ideia é diminuir o acúmulo de resíduos e melhorar as condições de limpeza nesses espaços.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto