O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) registrou 792 infrações de trânsito durante ações realizadas entre a noite de sexta-feira (16) e domingo (18), em todas as zonas da capital.
Ao todo, 398 veículos foram flagrados com irregularidades. Conforme o balanço, as dez principais infrações registradas foram: conduzir motocicleta sem capacete (127), transportar passageiro sem capacete (90), dirigir sob influência de álcool (68), recusa ao teste do etilômetro (69), veículo sem equipamento obrigatório (58), uso de calçado inadequado ao dirigir (52), condutor sem cinto de segurança (33), dirigir sem habilitação (24), passageiro sem cinto de segurança (23) e descarga livre (19).
O coordenador geral da Fiscalização do órgão, Arthur Cruz, ressalta o alto número de infrações graves e gravíssimas flagradas neste final de semana.
Quando mais de 90% das irregularidades são gravíssimas ou graves, fica evidente a necessidade de reforçar a fiscalização. São condutas que, em regra, resultam em sinistros de trânsito com vítimas lesionadas ou fatais, em razão do descumprimento de deveres básicos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), finaliza.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação/Detran-AM