Momentos de alegria e emoção marcaram a Celebração Eucarística com rito de Ordenação Presbiteral do diácono permanente Sebastião Monteiro Maia. A santa missa teve inicio às 19h, na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no bairro do Alvorada 1, sendo presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, concelebrada pelo pároco Pe. Wolney Mourão e demais padres convidados, vindos dos quatro cantos da cidade que fizeram questão de participar juntamente com vários diáconos que vieram prestigiar esse momento tão importante na vida de um dos seus irmãos, que entra para história ao se tornar o primeiro diácono permanente do Estado a se tornar sacerdote.
Após a procissão de entrada e da leitura do histórico, a celebração seguiu normalmente. Depois da aclamação do Evangelho, Pe. Wolney apresentou o candidato à Dom Sergio, para iniciar o rito de ordenação presbiteral que começa após a homilia e é marcado pela prostração do candidato; oração consagratória de ordenação, realizada com a imposição de mãos do bispo; entrega das vestes sacerdotais, realizada pela irmã e seus três filhos; unção das mãos do neo presbítero; entrega do pão sobre a patena e o cálice com o vinho; e a acolhida no presbitério, com o ósculo (abraço) da paz, gesto com o qual Dom Sergio, os demais padres presentes, acolhem o novo sacerdote.
Depois de ordenado, o então Pe. Sebastião tomou seu lugar ao lado de Dom Sergio e dos outros padres no altar, participando do momento da consagração do pão e vinho, sob o olhar atento dos comunitários que lotavam a igreja. Na hora da comunhão, muitos fiéis fizeram questão de comungar com o neo-presbítero, tornando a sua fila para comungar a maior de todas. As demonstrações de carinho dos comunitários com o novo sacerdote também puderam ser vistas ao fim da celebração, quando todos fizeram questão de abraçar e parabenizar Pe. Sebastião, desejando chuva de bênçãos na sua nova missão com o seu rebanho.
Por Érico Pena