O Programa “Orla Manaus Segura” reuniu diversos órgãos e resultou no atendimento de 30 pessoas em vulnerabilidade que residem na região do igarapé do 40, na zona sul da capital amazonense. Do total de pessoas abordadas, somente 11 aceitaram encaminhamento para o Centro Pop, onde recebem alimentação, higienização, atendimento psicossocial e, conforme cada caso, foram direcionadas ao mercado de trabalho ou a clínicas de recuperação.

De acordo com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a atuação das equipes junto à população em situação de rua é realizada diariamente e exige preparo técnico e sensibilidade, já que não há retirada compulsória, mas um trabalho contínuo de abordagem e convencimento, como destaca o secretário em exercício da pasta, José Nildo.
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) autuou quatro vendedores informais que atuavam de forma irregular no local. Os trabalhadores foram orientados a procurar o setor de Comércio Informal da secretaria, munidos da documentação necessária, para que possam ser realocados em espaços previamente autorizados, assegurando o exercício da atividade de forma segura e em conformidade com a legislação municipal, ressalta o secretário, Wanderson Costa.

A ação foi acompanhada pela secretária do comitê interno de apoio a política nacional judicial de atenção as pessoas em situação de rua do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam), Marilene Leite. Ela salientou a importância de realizar o trabalho de acolhimento social de forma transversal entre os diferentes órgãos e representantes institucionais.
A ação contou ainda com a participação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), da Defensoria Pública e da Guarda Municipal.
Rádio Rio Mar
Foto: Diego Lima/Semasc e Valdo Leão / Semcom